Blog

Solidão na Infância

Por Thaís Merthon F. Reis

A solidão é uma condição inerente ao homem, faz parte da vida.

Todo ser humano é só no mundo.

O filósofo alemão Martin Heidegger afirma em sua obra 'Ser e Tempo' que estar só é a condição original de todo ser humano.

Para muitas pessoas, a solidão é tida como algo negativo e muitos buscam uma solução para evitá-la. Os adultos são adeptos a encontrar formas alternativas para acabar com a solidão. Muitos preferem não estar consigo, não se conhecer e se encarar e correm o risco de se perder de si mesmos.

E como é a solidão para as crianças?

A criança solitária costuma passar horas sozinha, seja com seus carrinhos, bonecas, coleções etc. "Sentir-se bem" quando está sozinho é saudável, pois é um sinal de autossegurança. Importante observar se existe equilíbrio entre estar sozinho e com os amiguinhos. O equilíbrio é fundamental.

Muitas crianças que optam por passar horas de lazer sozinhas receiam ser rejeitadas pelos demais, sentem-se especialmente sós por não estar à vontade com a sua própria individualidade e por não se aceitarem. Algumas chegam a desenvolver comportamento antissocial, pois dessa forma promovem um isolamento ainda maior.

Normalmente, quando essas crianças são encaminhadas ao psicólogo, apresentam outros problemas além da solidão, como agressividade, hiperatividade, problemas na escola etc.

É difícil para a criança saber lidar com a solidão existencial e cada uma tem uma maneira própria de lidar com esse sentimento. Guardar os sentimentos dentro de si resulta em mais solidão. Dessa forma, a psicoterapia é fundamental e possibilitará que a criança expresse seus sentimentos de solidão, tendo a possibilidade de experienciar a si própria. O psicólogo trabalhará a autoestima dessa criança, promovendo o autofortalecimento, de forma que ela aprenda a se relacionar de forma saudável com as outras crianças.

Bibliografia - Leituras Indicadas:

Descobrindo Crianças
Violet Oaklander

Solidão, a Ausência do Outro
Valdemar Angerami Camon

Ser e Tempo
Martin Heidegger


Onde Estamos

  • Avenida Vital Brasil, 305

  • Sala 703

  • Butantã, São Paulo - SP

  • Próximo do Metrô Butantã

Contatos

  • (11) 4114-8854

  • Atendimento telefônico: 
    2ª a 6ª - das 9h às 18h

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de Funcionamento

  • 2ª a 6ª feira - das 12h às 20h
    Sábado - das 08h às 13h


Entre em contato via Whatsapp

Entre em contato via Whatsapp
Close and go back to page