Psicoterapia de Crianças

Ludoterapia é o nome dado ao atendimento infantil.

A busca pelo atendimento infantil ocorre quando os pais percebem que algo não está bem com o seu filho (a), e sentem dificuldade em lidar com a questão. Alguns pais hesitam antes de pedir auxílio a um psicólogo, acreditando que conseguirão dar conta do problema que o filho está atravessando sozinhos, e ser essa dificuldade apenas uma fase em que a criança está passando.

Como determinar a hora certa de levar a criança ao terapeuta? Não é fácil julgar qual é a hora certa. Muitas vezes a própria criança providencia que alguma coisa seja feita, se comportando de modo que alguém a note. Geralmente as escolas são as primeiras a notar. O ideal é que os pais busquem auxílio de um profissional, assim que observarem dificuldade em lidar com alguma questão da criança, e não esperem que o problema fique mais grave com o decorrer do tempo.

Como são realizadas as sessões com a criança? É através do brincar que a criança fala. O falar para os adultos, é como o brincar para as crianças. O psicoterapeuta estando autenticamente junto da criança, pode auxiliar a criança a entender os seus sentimentos através da brincadeira. A ludoterapia auxilia a criança a expressar seus sentimentos de forma saudável.

A Psicoterapia infantil é realizada com a criança, em parceria com a família, para que dessa forma atinja-se a superação da queixa que os levou ao consultório.